segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

From the South...

Hola que tal?
Pedimos desculpas aos companheiros leitores, pois os deixamos na mão durante esse intenso mês de Novembro.
Here we go...


Quando Eric Clapton conheceu Duane Allman, ele disse algo como: “Duane é uma alma solitária. Um Deus da guitarra!”. Tanto disse, que os dois tocaram juntos em praticamente todo o disco “Layla and Other Assorted Love Songs”, do Derek and the Dominoes. Os dois se conheceram por intermédio de Tom Dowd, produtor de ambos, que levou Clapton ao show dos Allman Brothers em Miami. Quando Duane avistou Clapton na platéia, ele congelou, estourou uma corda e ficou paralisado, restando a Dickey Betts continuar o solo interrompido. Após o show, Clapton o convidou a se juntar ao Derek and the Dominoes nas sessões de gravação. Duane acabou exercendo um papel fundamental no disco, gravando quase todas as canções.


The Allman Brothers Band surgiram no final da década de ‘60 no Estado da Geórgia, Sul dos EUA. São considerados os arquitetos do estilo Southern Rock, que consiste na mistura no Rock’n Roll com o country e o blues. Além desses gêneros, eles ainda incluíram o Jazz à mistura, o que talvez tenha dado o toque especial ao som dos Allman Brothers. A banda era formada originalmente pelo vocalista e organista Gregg Allman, os guitarristas Duane Allman e Dickey Betts, o baixista Berry Oakley, e os bateristas Jai Johanny Johanson e Butch Trucks.


Pouco antes da morte de Duane e Berry Oakley, eles realizaram alguns concertos antológicos nos auditórios Fillmore, de propriedade do notório empresário musical Bill Graham, que hoje possui um site com todo o seu acervo disponível de graça para ouvir. Tais concertos entraram para a história e fizeram dos Allman Brothers uma lenda pelo seu poder de improviso no palco, tocando músicas por mais de 20 min.


O álbum em questão é o “Live at Fillmore”, gravado ao vivo no auditório Fillmore East, em Nova York, nos dias 12 e 13 de Março de 1971, e lançado no mesmo ano. Foi considerado um dos melhores álbuns ao vivo da história, apareceu em 49º lugar na lista dos 500 melhores discos de rock de todos os tempos da revista Rolling Stone e chegou ao 13º posto dos mais vendidos na parada Billboard. Destaque para as músicas "Whipping Post", um tour de force improvisado de 20 min., e "Hot ‘Lanta", um instrumental em que se percebe bem as duas baterias trabalhando juntas.


Dizem que “tudo o que é bom, dura pouco”, e infelizmente foi o que aconteceu com os Allman Brothers. A banda estava em alta por conta do álbum ao vivo em Fillmore, lançado em Julho de 1971. Em Outubro, Duane morre em um acidente de moto, e em Novembro do ano seguinte, o baixista Berry Oakley também morre da mesma maneira, apenas a 3 blocos de distância de onde Duane perdera a vida.
A banda continuou em frente com diversos membros diferentes, Warren Haynes vocalista e guitarrista do Govt’ Mule, e Derek Trucks, garoto prodígio da guitarra, sobrinho do baterista Butch Trucks.



Curiosidade


A banda nunca gostou de ser fotografada, e curiosamente na capa do Album todos estão sorrindo alegremente. O motivo: no meio da sessão, Duane avistou um amigo que era também dealer, pegou um punhado de Cannabis e o escondeu entre as pernas, o que fez toda a banda gargalhar.



TRACK – LIST



Lado A
1 – Statesboro Blues
2 – Done Somebody Wrong
3 – Stormy Monday

Lado B
4 – You Don’t love Me

Lado C
5 – Hot ‘Lanta
6 – In Memory of Elizabeth Reed

Lado D
7 – Whipping Post

Sugestão de Playlist
1 – Herbie Hancock - Hang Up Your Hangs Ups

2 – Art Blakey and The Jazz Messengers - Dat Dere
3 – Fela Kuti - Zombie
4 – George Harrison - Isn’t It a Pity?
5 – The Allman Brothers Band - Black Hearted Woman

Um comentário:

Danilo L. disse...

Valeu Ito! Nice Post!
Já tô postando os links logo menos.

Tks

Jackson Farmer