quinta-feira, 15 de março de 2007

Iniciativa Alternativa

- Iniciativa Alternativa -

- - Iniciativa Alter Nativa - -

- - - Iniciativa Alter na Ativa - - -

- - - - Inicia ativa a Alternativa - - - -

Isso mesmo, é sobre isso que eu vou falar hoje.
Outro dia um amigo sugeriu que eu postasse alguma coisa sobre o Teatro Mágico. Conhecia só de nome, mas fui lá bisbilhotar no Emule pra ver o que eu achava. Achei um arquivo com uma penca de coisas. Algumas sem o nome do disco, outras que pareciam demos, gravações ao vivo, e algumas coisas recentes, acredito.

Comecei a ouvir e até gostei do som. Letras muito, mas muito interessantes também. Aí comecei a pensar: "Ora, o teatro mágico não é apenas uma banda, é um espetáculo. É teatro e música. As duas coisas juntas." E então percebi que seria no mínimo injusto falar sobre o Teatro Mágico sem ao menos conhecer o espetáculo. Estaria perdendo a metade da coisa se falasse apenas sobre a música. É como não conhecer da missa a metade e ainda por cima querer ensinar o padre a rezar.
Tenho certeza que Fernando Anitelli e seus capangas dão um belo de um show. Nunca ouvi uma crítica ruim sobre o espetáculo, mas ainda não tenho uma opinião formada. Sendo assim, proponho a você, caro internauta, uma outra discussão.

Sou natural de Mogi das Cruzes, 50 Km de são Paulo, uma das cidades que integra a região da grande Itaquaquecetuba. Foi lá que participei de bandas e comecei a acompanhar o cenário musical. Por lá, tem surgido muita coisa interessante sobre música, principalmente na cena alternativa. Eu digo alternativa porquê tem surgido bandas que não tocam Axé, Pagode e Funk. É claro que existem bandas destes gêneros por lá, afinal, erva daninha tem em todo lugar. Mas as bandas que eu vejo por lá tocam Rock com erre maiúsculo. O bom rock n' roll com umas pitadas de influências diversas. Peço licença aos integrantes das bandas pra citar alguns exemplos, como o Mentecapto, do meu saudoso amigo Resek, o Motocontínuo, e o Hierofante Púrpura, com ex-integrantes do FUD.
O Mentecapto toca o que parece pra mim um bossa-Rock-Hype-sei-lá-oque de ótima qualidade com riffs de guitarra pouco usuais. Eu sei que é uma merda rotular sons, só ouvindo pra saber mesmo. Já o Motocontínuo tem uma pegada mais agressiva, visceral, lembrando um pouco Queens of the Stone age, com um tecladinho inebriante que entra no cérebro rapidamente. E o Hierofante tem um som suave e lisérgico ao mesmo tempo, com coros de voz contagiantes.
Esse assunto me veio à cabeça porque outro dia eu recebi um e-mail de um cara chamado Tuca Araújo, que viu minha página no Trama Virtual e me indicou o som dele. O cara faz um som instrumental e toca todos os instrumentos que aparecem nas músicas. Ele está inclusive lançando um álbum com essas músicas, que é excelente. Por motivos óbvios eu não vou dar o endereço da minha página aqui, mas se você quiser conhecer o trabalho dele clique aqui.
E aproveitando, vou puxar a sardinha pra um sonzinho caseiro que eu gravei um dia desses, uma composição em parceira com o já citado Resek. Basta clicar aqui para baixar.
Vou ficando por aqui, lembrando que o som alternativo é a saída, o caminho da salvação contra todas as tentações que a indústria fonográfica tenta nos oferecer. Alías, lembrei de uma atrocidade que ouvi outro dia. Acreditem ou não, mas a Avril Lavigne, aquela pirralha metida a rebelde, gravou uma música com palavras em Português. Ela agora canta a música "Girlfriend" jurando que quer ser sua namorrrrrada. Clique aqui e chore.
Abraço!
Sugestão de Playlist Alternativo (Clique nos links pra baixar e ouvir)

Mentecapto - Vulgo Mentecapto
Motocontínuo - O dia da partida
Hierofante Púrpura - Muleta de Espinhos
Tuca Araújo - Choro para Bach

Um comentário:

Anônimo disse...

Enfim, relatando um pouco de Teatro Mágico, posso dizer, q realmente o espetáculo conta muito, o contexto, os palhaços, os trapezistas mais a qualidade músical resulta em algo indescritivel, e não indescritivel no sentido de "Meus Deus..Olhem issoooo" mas sim de algo um tanto qnt inovador e até então desconhecido (pelo menos por mim).

Ao Mentecapito tive o prazer de acompanhar uma apresentação em setembro ou outubro de 2006, com a música (me perdoe e corrija-me caso esteja errado Resk ou Peru) "Vulgo Mentecapito". A música tem rifs de guitarra q retratão um belissimo rock progressivo, não gosto de rotular, então não vou dizer "parecesse com isso ou com aquilo", só ouvindo...Mas as pitadas e influências da Bossa são um tanto qnt notáveis e muito bem apresentadas!

Só isso a comentar

Abraço!