segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Buena Vista, Bueno Ritmo

Post Rápido:



Sonzeira muito boa que eu peguei no Musik 4 Friends. Álbum póstumo de Ibrahim Ferrer junto com o Buena Vista Social Club. Pegaram várias músicas de bandas pop e deram um tempero cubano. Sem dúvida muita coisa sem sal melhorou demais, como é o caso de Arctic Monkeys. Não tenho muito repertório pra falar pois não conheço picas de música cubana. Mas vale a pena baixar. Vários pianinhos serelepes, reco-recos a granel, percurssões quentes e muito groove latino. Pra provar que até Arctic Monkeys fica tragável, saca o vídeo abaixo. Não é clipe, mas presta atenção no som.

Tá bom, ficou legal sim, mas Arctic Monkeys ainda não me convenceu, e isso é outro papo. Baixa ai no link abaixo:

Download - Buena Vista Social Club - Rhythms del Mundo (2006)

Sem mais, hasta luego!


Abraço!


Sugestão de Playlist:


1. Buena Vista Social Club & Coldplay - Clocks
2. Beastie Boys - B for my Name
3. Kings of Leon - My Party
4. Tommy Guerrero - Paper Switchblade
5. Elis Regina - O Bêbado e o Equilibrista.

quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

One after 365

Era uma tarde de sol forte. As gotas de suor em sua testa denunciavam a ineficácia do ar condicionado. Seus dedos colavam nas teclas do computador, e o tédio se disseminava pelo seu corpo, catalisado pela quinta xícara de café. Já tinha cumprido com suas obrigações e aguardava ansiosamente o momento de se libertar da cadeira de feltro vermelho. Ainda restavam 2 horas e 30 minutos de ociosidade.


Há exatamente 1 ano e 1 dia atrás, esse indivíduo ai de cima (eu) teve um estalo. Com a idéia fixa de escrever sobre o que eu mais gosto, resolvi criar um blog. Quando me dei conta, já tinha escrito uma dúzia de textos e estávamos em Abril de 2007. Agora, passado um ano, me orgulho de ter criado esse pequeno espaço para falar de música e de ter seguido à risca essa proposta. Dediquei mais tempo a isso do que esperava, escrevi mais textos do que pensei que escreveria, e em contrapartida, recebi mais visitas do que imaginei.

Não tenho pretensão nenhuma de virar blogueiro profissional, na verdade acho isso meio deprimente, mas é bacana ver que 1.289 pessoas diferentes passaram por aqui para ler pelo menos uma das 47 postagens. É um número irrisório perto dos grandes volumes de leitores dos gigantes da blogosfera, mas e daí? Eu esperava ter 1 ou 2 leitores, então me considero no lucro.

A idéia de disponibilizar para download os discos que tratávamos aqui, junto com algumas trocas de links, só aumentou o fluxo do site. Desde que a HD virtual foi criada, em setembro, já foram 579 downloads de álbuns de 27 artistas e bandas, e por enquanto o recordista é The Road to Escondido.

Enfim, esse post não serve pra nada a não ser agradecer a todos que já visitaram essa budega, inclusive você. De uma forma ou de outra, queremos aumentar o interesse das pessoas pela música e pela escrita. Falo isso porquê consegui fazer com que outras pessoas escrevessem sobre música e baixassem bons discos que não conheciam. Mas sobretudo, o grande ganho para mim é ter praticado a escrita e ter mergulhado como nunca na música. Nunca ouvi e conheci tanta música nova, e espero que a cada ano eu me supere, e você também.

Desculpa ai se você não concorda com download de música. Pode parecer hipocrisia, mas o que eu espero dessa história é que as pessoas baixem, se interessem e depois comprem o álbum. E desculpa também pelos erros de português e pelos equívocos. Estamos fazendo o melhor pra manter isso aqui vivo.

Que 2008 supere nossas expectativas, e que a boa música ganhe mais espaço!

Abraço!

Sugestão de Playlist:

1. Chico Buarque - Cala a Boca, Bárbara
2. Gilberto Gil - Palco
3. The Beatles - Hey Jude
4. George Harrison - Cockamamie Business
5. John Frusciante - Wednesday's song

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Mr. Frusciante

Fugindo do propósito citado há alguns posts atrás, trago aqui um som mais atual, mas não menos interessante.

John Frusciante ingressou como guitarrista nos Chilli Peppers em meados de 1988. Seu debut com a banda foi em Mother's Milk, de 1989. Quatro anos mais tarde, já completamente mergulhado nas drogas, Frusciante deixava a banda, aparentemente sofrendo de depressão. Vendeu suas guitarras para comprar drogas e largou mão da música até 1997, quando retornou ao Red Hot Chilli Peppers (na verdade, ele chegou a lançar um trabalho solo em 1994 e outro em 1997). Em 1999 grava Californication com a banda, e é a partir desse ponto que eu comecei a tomar conhecimento do guitarrista.

Comentário pessoal:

É verdade que eu tinha um pouco de preconceito em relação à John Frusciante, por 2 motivos. O primeiro é justamente o fato da minha fase favorita do Red Hot se situar no hiato da participação dele (já tratamos aqui do One Hot Minute). Em função disso, vem o segundo motivo. Eu achava o cara meio limitado, e insconscientemente culpava-o pela notável sindrome da banda de lançar sempre a mesma música. Há! Vai dizer que você nunca achou que o Red Hot lançava sempre a mesma música várias vezes, dada a semelhança entre todas elas? Até hoje a banda usa e abusa de uma fórmula, que lhe rende bons cifrões. Mas isso é outras história.

O fato é que eu não sabia que o cara praticamente desaprendeu a tocar guitarra.

É isso mesmo. Após ter usado tantas drogas e vendido suas guitarras, Frusciante parou de tocar e precisou ganhar uma nova de Anthony Kiedis para retomar o gosto pela coisa. Tanto é que em Californication notamos um Frusciante "lesado" (vide o solo da faixa título do álbum). Mesmo assim, o disco tem melodias bem aproveitáveis, na minha humilde opinião.

Então em 2004, mais habilidoso, o guitarrista decide novamente dedicar um pouco de seu tempo para suas criações, e mostra ao mundo a sua faceta mais criativa. Somente naquele ano, Frusciante lançaria 5 trabalhos, entre Full Lenghts e EPs. Destes trabalhos, destaco aqui um.

Shadows Collide With People é um disco bacana. Tem uma sonoridade meio pop sim, mas e daí? Quem disse que pop é necessáriamente ruim? Não vou entrar no mérito da questão, por que isso já renderia pelo menos 150 posts. O fato é que Shadows Collide with People consegue ser comerciável, interessante e surpreendente ao mesmo tempo. É uma boa pedida quando se está à procura de um som diferente, porque é original.

O àlbum mistura riffs de guitarra imprevisíveis com outros mais "desgastados". Em meio a isso, Frusciante abusa de efeitos eletrônicos que decoram a música, e paralelamente rasga nos vocais. Aliás, a voz do guitarrista é um dos pontos fortes do álbum, passeando por entre sussurros e falsetes (perdoe o provável erro de português). Entre as músicas, destacam-se Regret, Wednesday's Song e a excelente Carvel (Up and down, that's how, energy stays alive...),

Em suma, é mais um daqueles discos que não vai mudar o mundo, mas é bem bacana e desperta o interesse pelo artista, tanto é que The Will to Death já está na minha HD. Felizmente, mudei meu conceito sobre John Frusciante, e espero que você também mude.

Download - John Frusciante - Shadows Collide With People (2004)

Edit: senha do download: sicksongs.blogspot.com - foi de lá que baixei!

Abraço e até breve, porque 2008 promete muito som!

Sugestão de Playlist:
1. John Frusciante - Carvel
2. Concrete Blonde - Heal it Up
3. Rolling Stones - Paint it Black
4. Maria Rita - Agora só falta você
5. Mentecapto - Mayou