quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Clapton & Cale

Long time no see!

Em São Paulo, feriado monstro para alguns. Mas tudo normal hoje, exceto pela cara de segunda-feira. Porquê às vezes os dias tem cara de outros dias? Qual seria a forma correta do Porquê na sentença anterior? Porquê eu estou indagativo hoje?

Ok. Linguiças já inchadas, vamos ao assunto.

Eric Clapton vira e mexe faz algumas parcerias. Já citei aqui o álbum que ele gravou com o velho Riley B. King. E prometi há algum tempo escrever sobre a empreitada dele com Jean Jacques Cale, sugestão do Johnny. A coisa foi sendo empurrada com a barriga até hoje, e eu preciso me livrar desse encosto, antes que ele me consuma. Aproveitando que eu tenho pouco, ou quase nada pra tratar aqui (apesar da última onda de sugestões, que eu ainda não assimilei), segue abaixo um pequeno review sobre o trabalho citado acima.

The Road to Escondido é o nome do álbum, lançado em 7 de novembro de 2006.
Historinha:

"Eric Clapton organiza em 2004 o Crossroads Guitar Festival, um festival de 3 dias de shows em Dallas, com a participação de diversos bluesmen, entre eles, J.J Cale. Clapton, desde cedo influenciado pelo homem, decide convidá-lo para produzir seu próximo trabalho. O clima é bom, os rapazes se dão bem, tuuuudo é uma maravilha. Então Cale passa de produtor a co-autor, e eles gravam The Road to Escondido, em referência à cidade de natal de J.J Cale, Valley Center, que fica próxima a Escondido."

Bom, tratando-se do homem que influenciou Clapton, Cale só poderia acrescentar mais ao álbum. E foi o que aconteceu. Além do blues, do rock e dos timbres aveludados já característicos do Slowhand, J.J adicionou à mistura um pouco de folk, country e desacelerou as cadências do Blues. O resultado é um álbum suave, inteligente, e cheio de detalhes. Mas nem por isso, o disco perde sua empolgação.

Entre as faixas, pianos serelepes, guitarras complementares, vozes sussurradas, e batidas que remetem ao Bluegrass. Destaque para Heads in Georgia, Don't Cry Sister, Sporting Life Blues e Hard to Thrill. E não tem muito mais o que falar. Disco bom e bem produzido, para se ouvir no calor da introspecção, ou ainda, na estrada. De preferência, rumo a Escondido.


Abraço!


Sugestão de Playlist:

1. Eric Clapton & J.J Cale - Hard to Thrill
2. David Lee Roth - Just a Gigolo
3. Social Distortion - Don't Drag Me Down
4. Bob Geldof - I Don't Like Mondays
5. Cidadão Instigado - O verdadeiro conceito de um preconceito

2 comentários:

Unknown disse...

Perulitinho, como já havia dito, as postagens estão ficando curtas, porém não menos interessantes e didáticas...hahahahaha

Gostei dos "pianos serelepes", não caracterizaria melhor.

Abraço

Unknown disse...

http://www.megaupload.com/?d=7RNO8DS6

CD-Rip 320Kbps