quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Dois Brasileiros

O bom amigo Vini me passou uma pérola que até outro dia, estava escondida, pelo menos para mim. Me perguntou se eu curtia Ney Matogrosso, e eu respondi que conhecia pouco. Já ouvi uma coisa daquele álbum dele com o Pedro Luís e A parede, mais a sua versão de menino do Rio. E só.

- Cara, ouve um disco dele que se chama "Um Brasileiro".

- É bom?
- O disco todo são regravações de músicas do Chico. Quer que eu te passe?
- Nossa, demorou.

Não foi exatamente assim o diálogo, mas o que importa é que o álbum veio parar em minhas mãos. Só que ficou algum tempo esquecido na HD, já que veio num formato estranho que não era gravável em CD. Depois de algum tempo reorganizando minhas músicas, me deparei com "Um Brasileiro". E ai?

Aí o bicho pegou, porque o disco é muito foda. Ney Matogrosso escolheu a dedo um repertório impecável. De Construção a Não existe pecado ao sul do Equador, o cantor percorre grandes momentos do nosso poeta, sem perder o gingado. Claro que as versões são à moda de Ney, e esse que é o tempero da Baiana. O álbum é original e ao mesmo tempo fiel à obra. Inclusive, Chico faz participação em Até o Fim, com a sua voz fanha e "Chinfrim". Destaque ainda para a versão de A banda, e de Corrente.

Se a proposta é boa, o disco é melhor ainda. Eu poderia escrever mil linhas, que nenhuma descrição seria melhor que o próprio disco. Deixo as palavras para Chico, e passo a bola para o Ney. Ou melhor, pra você.

Download Ney Matogrosso – Um Brasileiro (1996)

  1. Construção
  2. Moto-contínuo
  3. Cala a Boca, Bárbara
  4. Mil Perdões
  5. Valsinha
  6. Minha História (Gesubambino)
  7. Soneto
  8. Roda Viva
  9. Corrente
  10. Bom Conselho
  11. Partido Alto
  12. Homenagem ao Malandro
  13. Até o Fim
  14. Almanaque
  15. Acalanto Para Helena
  16. A Banda
  17. Não Existe Pecado ao Sul do Equador

Abraço!

Sugestão de Playlist:

  1. Ney Matogrosso – Cala a Boca, Bárbara
  2. Beatles – I Want You (She's so Heavy)
  3. Radiohead – Creep
  4. Chico Buarque – Homenagem ao Malandro
  5. Led Zeppelin - What Is and What Should Never Be

Nenhum comentário: