segunda-feira, 5 de novembro de 2007

O Acaso

Após um feriado revigorante, voltamos às atividades normais. A mesma rotina, pelo menos até a próxima semana.


Confabulando sobre o que eu poderia sugerir aqui, e paralelamente fuçando na internet, me lembrei de como o acaso às vezes traz alguns sons de qualidade pra nossa cabeça. Quem nunca descobriu uma música por acaso, seja no videogame, como pano de fundo de uma reportagem sobre o acasalamento das baleias do ártico, ou ainda, por pura estupidez? São essas surpresas que expandem o nosso inventário musical e nos levam à experiências sonoras nunca antes sonhadas, fazendo da vida um lindo laboratório audiovisual, por onde as fantasias flutuam e os decibéis harmoniosamente acompanham nossas ações, tal qual uma trilha sonora. (Ok, beeem viagem)

Mas sério, não é excelente descobrir uma sonzeira por acaso? Ou ainda, entrar num blog super bacana e ler uma sugestão musical de encher os ouvidos?
Anyway, uma das boas descobertas que tive por acaso foi o Hot Water Music. Pelo que me lembro, estava lendo sobre as influências de uma banda X, quando li esse nome pitoresco entre os artistas listados. Resolvi baixar uns 2 sons e de primeira não gostei. Era óbvio que eu não ia gostar, porque eu estava naquela fase adolescente, imerso na atmosfera punk rock, onde eu só achava bom o que tinha no mínimo 15 batidas na caixa por segundo. Então, depois de um tempo, eu comprei uma coletânea (de punk Rock) e tinha um som dessa banda.

Resumo da Ópera: curti demais aquela música e comprei o álbum que a continha. Hoje, Caution é um dos meus álbuns favoritos, pelo fato de ser muito coeso e diferenciado, inclusive pela capa. É considerado por muitos um tipo de Pós-Punk, e até que a definição cai bem, apesar da minha opinião sobre rótulos.

O HWM é uma banda norte-americana, de Gainesville, Flórida, formada em 1993. É bem reconhecida pelos vocais rasgados de Chuck Ragan e pelas linhas de baixo pouco convencionais de Jason Black, claro, sem descartar o restante da banda. Essas características tornam o Hot Water bastante original, e fica fácil identificá-los após 2 ou 3 acordes. A boa notícia é que, após um recesso de 2 anos, os caras estão voltando e esperamos que eles dêem as caras por aqui.

A segunda descoberta do acaso, e bota acaso nisso, foi o Backyard Babies (outro nome bastante pitoresco, de fato).

Ainda na minha adolescência, e ainda imerso naquela atmosfera Punk Rock, eu planejava ir a um show do Avail. Confesso que nem conhecia, e até hoje não conheço a banda, mas sabendo que os gringos passariam por aqui, queria ver qual era a dos caras. Acontece que eu fui idiota o suficiente para ir no Hangar 110 uma semana antes e dei de cara com o Backyard Babies. Não era aquele punk rock gritaria, mas um hard rock de primeira. Não poderia ser diferente, tratando-se da turnê do Making Enemies is Good.

A banda, formada em Nässjö, na Suécia, já tem 20 anos e obviamente passou por diversas formações. É fato que conheço pouco além de Making Enemies is good, mas sem dúvida o BYB é outra boa surpresa.Quando cheguei no show, estranhei aqueles europeus Posers e aquele guitarrista com pinta de índio Pataxó, mas no fim, achei o som bem bom. "O rock estava ali, e foi lindo."

Liderados pelo frontman Nicke Borg, também membro do Hellacopters, o Backyard Babies faz um hard rock simples e pouco engajado, mas repleto de guitarras endiabradas e refrões pegajosos. Parece sim bem simplório, mas ainda assim é bem original e distinto. Vale a pena tirar suas próprias conclusões.
Pra baixar, basta entrar na nossa estimada HD Virtual ou então, clicar diretamente nos links abaixo.
Abraço!
Sugestão de Playlist:
1. Hot Water Music - Wayfarer
2. Backyard Babies - The Clash
3. The Black Crowes - Remedy
4. NOFX - Glass War
5. Chico Buarque - Folhetim

3 comentários:

Déa Iaiá - Budegueira disse...

Bom, ja que se trata de sons novos aos ouvidos, quero deixr minha sugestão também. Ontem descobri uma banda brasileira que me deixou feliz! E deixaria você tamém Peru... era uma coisa beeeem Bob Dylan, meio Beatles, meio Los Hermanos... a banda chama Vanguart! E ainda to com uma sensação de felicidade de ter descoberto mais uma banda.... e do Mato Grosso, Cuiaba! Yeahhhhh
http://www.myspace.com/vanguart

Danilo L. disse...

Déa, sei que a sugestão acima não é muito a sua cara, mas obrigado pelo comentário.

O Vanguart eu conheço de nome e mais umas 2 músicas. É legalzinho sim. Suuuper tendência no universo cult, com um pézinho no mainstream, logo, logo. Vou ver se acho alguma coisa deles pra postar aqui. Por enquanto, to muito no Beastie Boys, Céu e Nação Zumbi. Depois te passo!

bjo

Donny disse...

Otimo blog vou ad nos meus links beleza