sexta-feira, 9 de março de 2007

Meme - Jorginho Bush

Good Morning, Good Morning,
Nesta manhã ilustre recebi um convite para participar de um Meme. Provavelmente agora você deve estar se perguntando duas coisas. A primeira delas é: Meme? Meme. Aprendi hoje cedo o que é. De acordo com o dicionário V. Marianus:

Meme,

do Inglês. Meme
s.f - Um blogger chama outro para postar sobre um tema. Como uma corrente de visões sobre um determinado assunto. A abordagem deve ser a original do blog, para que dê identidade a discussão.

Na realidade, o termo foi concebido pelo cientista Richard Dawkins, que se referia a "uma unidade de informação cultural transferível de um cérebro para outro". Sendo assim, um post pode muito bem ser um meme que gerará muitos outros memes, como é o real intuito da coisa.

Mas voltando às suas indagações. Sua segunda pergunta deve ser "porquê manhã ilustre?". Bom, como você bem deve saber, hoje estou compartilhando o terreno da minha cidade com ninguém menos do presidente dos United States of America. O mito, o justiceiro, o piedoso, o intragável George W. Bush, e junto com ele sua comitiva de comedores de bacon. É justamente esse o tema do meme.

George Bush veio ao Brasil fazer nada. Talvez discutir um bocadinho sobre Etanol, não reduzir nenhuma taxa, trocar babaquices com nosso presidente e fazer frente contra Evo Morales. No mais, ele só veio atrapalhar. Como disse José Simão, Bush veio ao Brasil discutir o álcool e já engarrafou São Paulo.

Mas aqui a abordagem vai ser outra. Aproveitando o formato musical do blog, lembrei-me do NOFX, banda Californiana de Punk Rock, que ocupa um lugar na vanguarda dos opositores do governo Bush. O NOFX tem lançado álbuns carregados de críticas ao presidente Norte-americano, além de ter criado a camiseta "Not My President" como uma resposta ao fenômeno mundial de "antiamericanismo", ainda mais acentuado durante o governo Bush e suas "intervenções humanitárias". A banda também organizou o site Punkvoter e a coletânea Rock Against Bush, que deu origem à turnê homônima. Ou seja, os caras são uma pedra no sapato de couro de jacaré do Jorginho.

Apesar das enormes diferenças financeiras, militares, tecnológicas, etc, os Estados Unidos têm algumas coisas em comum com o Brasil. Eles têm um presidente tão ou mais imbecil que o nosso, e um povo ignorante o suficiente para reeleger esse presidente, como acontece aqui no Brasil. Por outro lado, eles têm alguns poucos indivíduos que se preocupam com o rumo da nação, e fazem alguma coisa a respeito, ao contrário dos brasileiros, que só reclamam.
Ficam então duas lições pra você. Primeiro, ouça NOFX e preste atenção nas letras. Segundo, você pode sim fazer alguma coisa. É só tomar a iniciativa. Leve essa visita do Bush como um convite à ação. Ou você quer ver mais gente fuder com o Brasil, como fez o Morales, e ainda vai fazer o Bush?

Obs: Eu fui convidado para esse meme pelo Vini, que por sua vez foi convidado pelo Ourinhos. Ainda pretendo convidar o Polas e o Ferrite. Mas tem textos de muita gente, como do
Caio Casseb, Pai Simão (o Mineiro), Guilherme Tomé, Sté Fernandes, Vincent e Drudi, que eu ainda não li e você também podia ler.

Abraço!

Sugestão de Playlist:

Jeff Beck - Black Cat Moan

NOFX - You Will Lose Faith

Ira! - Bebendo Vinho

John Lennon - Give Peace a Chance

Motocontínuo - O dia da Partida (você vai achar no Purevolume)

6 comentários:

Vinícius disse...

Show Peru!
Valeu por aderir ao meme, valeu pelo nome do dicionário e valeu pelo texto!
Abraço!

Danilo L. disse...

Brigado vc por me apresentar o meme, rapaz.

Abraço!

Renato Ourinhos Russo disse...

É, Peru, a coisa pro Jorginho tá fácil: chega, arma uma confusão, pára a cidade (cuja administração tratou de derrubar alguns barracos pra ela ficar mais bonitinha) e vai embora, dar uma voltinha em outras partes do seu quintal. Êta, vida boa!

Renato Ourinhos Russo disse...

Ah, valeu pela adesão!
Abs

Danilo L. disse...

valeu pelo convite indireto ourinhos....
abs

Anônimo disse...

Então, sem muito oq falar à respeito de Bush, acho q o assunto já deu...
Mas qnt a NOFX, não sabia de sua repugnação qnt ao presidente Norte americano...conheço a banda, não tanto qnt gostaria, mas conheço, e acho o som exelente...vou procurar ouvir e pesquizar sobre esse ódio sensato dos californianos!

abraço piru