quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Getz / Gilberto

A história começa em meados de 62.

O Saxofonista norte-americano Stan Getz, fortemente influenciado pela onda da Bossa Nova, decide convidar o nosso João Gilberto pra uma Session. Provavelmente, deve ter dito ainda, ao telefone: "Ah, e traga também o Tom".
Feito o convite, partiram os dois Tupiniquins para os Estados Unidos, para conhecer e trabalhar com Stan Getz. E lá escolheram um repertório de respeito. Desde clássicos como Garota de Ipanema, Corcovado e Desafinado, até pérolas como Pra machucar meu coração e O grande amor.
Lançado em 1964, Getz / Gilberto foi um sucesso. Vencedor de vários Grammys, este álbum não só apresentou Astrud Gilberto ao mundo, como também revolucionou a maneira de se fazer música, fundindo dois gêneros altamente sofisticados: o Jazz e a Bossa. E devo dizer: É um puta disco! Getz e Gilberto "acertaram no milhar".

Além do repertório, que por si só já vale a pena, o disco conta com participações de Astrud Gilberto, Jobim, Milton Banana e Sebastião Neto - estes três últimos, encarregados de fazer uma "cozinha" de responsa. Enquanto isso, João Gilberto canta mansinho e Stan Getz empelota no Sax, deixando qualquer Kenny G no chinelo.

Confesso que conheço Getz/ Gilberto faz pouco tempo. Logo que ingressei na faculdade (4 anos atrás), o ilustre professor Jair Marcatti tratou de nos apresentar algumas peripécias de João Gilberto, e numa dessas citou esse álbum. Depois disso, me lembro de ter baixado algumas coisas de Bossa Nova e no meio dessas coisas estava essa versão de Desafinado. Ai depois, Corcovado virou tema de novela e quando menos percebi, já estava com CD completo na HD.
Não preciso reiterar o quanto é bom esse álbum, certo? Por isso, gente fina que sou, vou disponibilizar o download pra você.

E é isso ai. Reparem nos novos links ao lado, e também na rádio.

Abraço!

Sugestão de Playlist:

Stan Getz e João Gilberto - O Grande Amor
Chico Buarque e Maria Bethânia - Sem açúcar
Lynyrd Skynyrd - Free Bird
Elis Regina - Saudosa Maloca
The Doors - Five to One

3 comentários:

Anônimo disse...

Uhnn...o blog em uma fase bossa e mpb.
Muito bom prestigiar um pouco do que temos aqui dentro.
Então, comentou dois dos três maiores destaques da mpb/bossa (na minha modesta opnião): Chico Buarque de Holanda e Tom Jobim (embora superficialmente), faltou um Vinicius, não?? heheheheehehe

Abraço!

Quel Carvalho disse...

Obrigada por disponibilizar. É realmente maravilhoso!!

ENGEL disse...

Um Tesouro ! ... tão bom qUanto a KinD Of Blue mano ! Um suxper abraÇo ...