sexta-feira, 10 de agosto de 2007

O cidadão imperial e a Orquestra Instigada

Saudações, conterrâneos.

Nessa minha saga em busca de boa música tenho encontrado muita coisa interessante, apesar das pedras no caminho. Este vídeo do link, por exemplo, é muito deprimente. Quase boicotei a Coca-cola depois dessa idéia imbecil. Mas ao contrário do que eu pensava (graças a Deus) o Brasil tem muita coisa boa que tem sido marginalizada, por não atender os requisitos de comercialização em massa. E eu até prefiro que fique assim, pra que a grana não suba à cabeça dos caras. Cito dois casos aqui:

O primeiro deles é o Cidadão Instigado.

Esbarrei no segundo disco deles (E o Método Tufo de Experiências) meio que por acaso, mas gostei bastante do que ouvi. De fato são experiências, das mais mirabolantes. Um apanhado de música regional, sotaque carregado, zunidos eletrônicos, acompanhados de bons riffs de guitarra. As letras tratam dos mais variados temas, desde O tempo, preconceito até o Pinto de peitos. Destaque para Os urubus só pensam em te comer. A primeira impressão é de estranhamento, mas pouco a pouco, você terá vontade de acolher este cidadão instigado. E não deixará de pensar: "Esse Fernando Catatau é louco". Provavelmente sim.

O texto que me instigou a escutar o álbum está contido nesse link aqui.

Download - Cidadão Instigado - E o Método Tufo de Experiências.

Parte 1

Parte 2

Seguindo pelo caminho alternativo, cruzei com a Orquestra Imperial. Já tinha ouvido falar do projeto, mas nunca tinha escutado. Trata-se de uma Big Band (são 19 membros), formada por diversos ícones da música brasileira contemporânea, alguns deles bem conhecidos, outros nem tanto. Talvez a figura mais conhecida seja o Rodrigo Amarante (Los Hermanos), ou quem sabe o Kassin (produtor musical, baixista, etc.).

O fato é que em Carnaval só no ano que vem, primeiro álbum deles, a orquestra leva um som suave. Suave, porém, não significa vazio. É bem tranquilo, levadinhas de samba, um pouquinho de suingue, e uma boa variedade de vocalistas. Sabe aquela música que dá vontade de mastigar? Pois é, pra mim essa é a melhor definição. Quando você menos percebe, está mordendo um trompete, ou quem sabe engolindo o contra-baixo. E isso é bom. O link você encontra aqui, e os créditos são do Som Barato, é claro.
Como você pode ver, tenho ouvido muita música brasileira. Na minha HD estão alguns discos como:
- Lenine - Na Pressão
- Mombojó - Homem Espuma
- Doces Bárbaros - Grandes sucessos
- Baden Powell - The Frankfurt Opera Concert
- Cidadão instigado - O Ciclo da dê.Cadência
- Lobão - Acústico MTV
Fora isso, ainda prometi a mim mesmo escrever sobre Clapton e J.J Cale Juntos. Como você pode ver, tem muita lição de casa, por isso fico aqui. Valeu por ler, e comente ai, bichinho!
Sugestão de playlist:
1 - Cidadão instigado - O pobre dos dentes de ouro
2 - Chico Buarque - Hino de Duran
3 - Yes - Heart of The Sunrise
4 - AC/DC - Back in Black
5 - Os Mutantes - Saravá

Um comentário:

Anônimo disse...

Aprendi muito