segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Fusion Espanhol

Aloha!

Após uma longa viagem, cá estou eu novamente para dividir com vocês mais algum resquício de informação que o cérebro ainda armazena.


Nesse finalzinho de Dezembro até o fim de Janeiro, eu estive viajando pela Europa com alguns amigos. Passei por diversos lugares, conversei com muitas pessoas, e, principalmente, conheci muitas culturas. Mas uma noite em especial me chamou muito à atenção.

Estávamos em nossa primeira noite em Barcelona, ainda sem saber o que fazer, até que o "Guia da Europa" recomenda: "Harlem Jazz Club, um antigo bar com jazz ao vivo". Opa, o nome é chamativo e a localização é bastante próxima (como ir a pé de uma esquina do Masp até a outra, porém, passando por diversas ruelas bastante charmosas).

Chegamos ao local e pegamos um lugar bem em frente ao palco. Algo ali me chamou a atenção, pois apenas descansavam sobre o palco uma flauta, um violão e um kit misto de bateria e percussão (surdo, caixa, cajon, chimbal e splash). Logo percebi que a apresentação não seria de puro jazz, e sim de um fusion. E foi o que aconteceu, Pepe Camacho, o violonista, e sua banda subiram ao palco e mandaram um jazz fusion de excelente qualidade. Misturaram, entre outras coisas, flamenco e chorinho ao jazz. Mas foi antes da primeira pausa que a banda atingiu o seu clímax e nos mostrou algo inédito até então. O percussionista saiu de seu kit e à frente do palco, acompanhou a base tocada pelos outros músicos fazendo um sapateado flamenco. Nunca tinha visto um negócio desses! Com muita maestria e um toque de feminilidade, o músico dançou tocando com os pés por mais algumas poucas músicas.

Devido ao cansaço, nós tivemos que sair antes do show terminar, mas foi o bastante para perceber que os estilos mais ricos são sempre misturas, e aqueles músicos misturaram com maestria o estilo local com o jazz que todos nós conhecemos.

Recomendo o Harlem para todo mundo que passar por Barcelona. Vale muito a pena! Enquanto eu ainda não consigo o material do Pepe Camacho, ficam como sugestão de playlist algumas músicas de três dos melhores jazzistas do mundo.

Sugestão de Playlist:

1. Miles Davis - Miles Runs the Voodoo Down
2. Miles Davis - Spanish Key
3. Charles Mingus - Haitian Fight Song
4. Charles Mingus - Pithecanthropus Erectus
5. Herbie Hancock - Watermelon Man
6. Herbie Hancock - Cantaloupe Island

6 comentários:

Danilo L. disse...

"Com muita maestria e um toque de feminilidade, o músico dançou tocando com os pés por mais algumas poucas músicas."

huahauha com certeza uma das melhores passagens de texto do ano.

Vinícius disse...

Estou esperando as músicas para baixar.

Danilo L. disse...

Caro Vini,

Esse departamento é do Ito. Assim que rolar, colocamos aqui a parada pra todos baixarem. Eu também estou muito curioso.

Abraço!

Anônimo disse...

Ja to atras desse CD. Logo menos a gente já coloca ele na HD Virtual do blog.

Abraço!

Vinícius disse...

Show! Faz muito tempo que procuro esse tipo de som.

Anônimo disse...

Os gaúchos também sapateiam muito bem!!!
kkkkkkkkkkkk