segunda-feira, 3 de março de 2008

All The Right Reasons

Conforme citado no post acima, o texto é de autoria de Pedro Martins, o Pepê.

Saudações, colegas do restrito Universo dos apreciadores da sobrevivente música de qualidade ao redor da nossa pequena bola chamada Terra. Primeiramente gostaria de me apresentar: sou Pedro, mais conhecido como Pepê. Sou escorpiano, paulistano, guitarrista e um cara legal! “Segundamente”, gostaria de agradecer ao caríssimo amigo Danilo pela abertura à minha humilde postagem e “palpitagem” no território musical, além de deixar registrada minha admiração pela bela iniciativa na confecção desse fenômeno de muito bom senso que se tornou o 115db.
Deixando de lado a rasgação de seda e falando do que realmente importa, ao longo deste post debutante da minha participação - espero eu - construtiva no blog, gostaria de chamar a atenção para uma banda que recentemente me surpreendeu. Você já ouviu falar em Nickelback, certo?! Quem não ouviu? Como não ter ouvido se você já se pegou cantarolando pelo menos uma vez uma musiquinha-chiclete dos caras, como o primeiro grande sucesso How You Remind Me, só porque ela estava tocando nas rádios ininterruptamente e lhe fez pensar “Porra! Parece sempre a mesma pop music ‘legalzinha’, mas cansativa”. Não lhe tiro a razão, leitor. Não quanto aos singles. Mas julgaria minimamente preconceituoso da vossa parte achar que Chad Kroeger, guitarrista/vocalista/frontman/compositor da banda/já eleito o rockeiro mais feio do mundo, é um mero seguidor das tão conhecidas “fórmulas para hits de sucesso”.

Estava eu, despretensiosamente a coçar meu saco no MSN quando o meu querido mestre, o Sr. Daniel Prado, professor de guitarra, me disse “Cara, você precisa ouvir isso!” e me encaminhou o arquivo da música Animals. Pensei “Pô, o Daniel é um cara de bom gosto. Acho que devo averiguar”. Ao ouvir a música pela primeira vez, senti uma sensação incrível de satisfação, sem nenhuma conotação sexual, porém, muito forte. A música não era nada da imagem que eu tinha feito há tempos do Nickelback!

O CD All The Right Reasons, último disco de estúdio deles até então, lançado em 2005, que contém a música previamente citada, assim como os singles Photograph, Far Away (com seu meloso clipe sobre o bombeiro que não morre) e Rockstar, contém também composições que desfazem qualquer visão de banda “pop-rock-safado-chiclete-seguidora-de-fórmulas-putz-que-saco” já formada por muitos sobre esses rapazes canadenses. A exemplo dessas composições encontram-se a própria Animals, com grande força a personalidade instrumental, principalmente por parte da bateria e do riff de guitarra na introdução - A primeira faixa do disco Follow You Home, com evidentes referências ao estilo simpatizante da country music da banda, além de solos de bom gosto com uso de slides e tappings (para bom guitarrista, palavras difíceis bastam) e o vocal gritado e rasgado de Chad - Fight For All The Wrong Reasons, a segunda faixa, com distorções e levadas de peso e uma ponte que abusa de efeitos que beiram até mesmo o psicodelismo nos vocais e na volta triunfal ao refrão - Next Contestant com riffs muito bem formulados - Side Of A Bullet com uma nítida referência aos instrumentais de bandas de metal e trash como o Metallica (em especial) e harmônicos à la Zakk Wylde. Isso tudo além da bem humorada Rockstar e a interessante composição Savin' Me. '

Se teve alguma vez em que mudei drasticamente minha opinião sobre uma banda, foi com esse álbum, que passei a julgar de muita qualidade, tanto quanto aos caras enquanto músicos quanto às produções caprichadas e fortes de todas as faixas, incluindo até mesmo os singles, que por mais que eu não simpatize com Photograph, por exemplo, sei que é um pop de boa qualidade. Mas não é só o que a banda sabe fazer, mas sim o que eles descobriram para viver, e assim reservar as boas composições para a galera realmente interessada em “descobrir” quem realmente é o Nickelback.

Novamente agradecendo a janela cedida pelo amigo Danilo para eu me intrometer por aqui, espero ter sido útil e incentivado ao amigo leitor a ouvir mesmo esse som, porque vale a pena, ainda mais para os apreciadores do bom rock´n roll contemporâneo, seja com ou sem suas pitadas de pop, afinal, quem disse que pop precisa ser ruim? Nesse caso existe, mas não é sem-vergonha como se imagina entre os ouvintes de rádio.

Tracklist - All The Right Reasons – Nickelback

1. Follow You Home
2. Fight For All The Wrong Reasons
3. Photograph
4. Animals
5. Savin´ Me
6. Far Away
7. Next Contestant
8. Side Of A Bullet
9. If Everyone Cared
10. Someone That You´re With
11. Rockstar


Grande abraço,

Pepê.

Sugestão de Playlist:

1. Nickelback – Animals
2. Oswaldo Montenegro - Bandolins
3. Arnaldo Antunes – Fora de Si
4. Clube do Balanço – Paz e Arroz
5. Blue Man Group – Rods And Cones

3 comentários:

Danilo L. disse...

Pepê, confesso que um certo preconceito me tomou quando você disse que a postagem seria sobre Nickelback. Isso me levou a escrever a introdução, já que outras pessoas devem pensar assim também

Resolvi ouvir algumas coisas do CD, e mudei sim de opinião. Não é o som que mais me agrada, mas nào é aquele pop-bunda que eu imaginava que era, com aquelas fórmulas de sempre. Tem um trabalho em cima sim, ums riffs de guitarra pesados, etc. Eu só não curto mesmo é o vocal do CHad. Sei lá.

Enfim, as fórmulas existem (inclusive para Photograph, por exemplo), mas como eu disse, esse é o ganha pão dos caras, e eles tem que lançar uns teasers.

Fico feliz de vc curtir o Blog, e fique a vontade para escrever mais.

Abraço!

luxorissa disse...

e o download do cd eu pego aonde?

Danilo L. disse...

Olá Colega,

Não tive tempo ainda de postar o link do álbum...preciso upar na HD.
Assim que o fizer, aviso você.

Abs