sexta-feira, 28 de março de 2008

Antropofagidelic-Folk-Rock

Viajei no título, mas dá-lhe a antropofagia que nós brasileiros tanto adoramos...


Nosso personagem de hoje é um excelente exemplo de antropofagia, não por seus hábitos alimentares, mas por sua origem e trajetória. Aos 26 anos de idade, Devendra Banhart já gravou 7 álbuns fora os Eps, e é um dos principais ícones do New Weird America Movement. Nascido no Texas, Devendra passou sua infância na Venezuela, para depois retornar aos Estados Unidos, desta vez em San Francisco. Não por acaso, o rapaz é bilingue e ainda arranha um português.

Digo que Devendra é antropófago pelo som que faz. Com um punhado de Folk, mais uma boa dose de Tropicália e uma pitada de Rock, ele produz um Folk Psicodélico sem precedentes, fortemente influenciado por Bob Dylan, Novos Baianos, Mutantes, Secos e Molhados, e por ai afora.

Feitas as apresentações, vamos ao álbum, que é o que interessa.

Em setembro de 2007 nosso protagonista lança Smokey Rolls Down Thunder Canyon, seu trabalho mais recente. Foi justamente por esse álbum que conheci a música de Devendra (amigo íntimo já), uma vez que todas as referências que recebi eram favoráveis. Baixei o álbum da internet e confirmei minhas expectativas de que era um disco do caralho.

O Folk predomina claramente, pelas harmonias simples em violão, mas neste álbum, mais do que nos anteriores, há presença de mais instrumentos. Há também uma série de participações interessantes, como Nick Valensi do Strokes, Rodrigo Amarante do Los Hermanos e Gael Garcia Bernal (sim, o ator). O resultado é um disco bem original e harmônico.

Samba Vexillographica (com Chris Robinson do Black Crowes), traz uma boa influência de - pasmem - samba. Já Rose (com o Amarante) tem um tom grave e o portunhol de Devendra. Com Saved o ouvinte se sentirá no banco de uma igreja no Mississipi, escutando o tradicional coral gospel. E em Seahorse ouvimos algo parecido com uma jam de Jazz e Classic Rock. Além dessas, mais uma penca de loucuras totalmente compatíveis com um ouvido rigoroso e bem treinado.

Enfim, não há muito mais o que dizer. Disco bacana, artista criativo, influências boas, participações interessantes, download grátis e preguiça de escrever.

Tracklist:

1. Cristobal (com Gael García Bernal)
2. So Long Old Bean
3. Samba Vexillographica (c/ Chris Robinson do Black Crowes)
4. Seahorse
5. Bad Girl
6. Seaside
7. Shabop Shalom
(c/ Nick Valensi do Strokes)
8. Tonada Yanomaminista
9. Rosa
(com Rodrigo Amarante do Los Hermanos)
10. Saved
11. Lover
12. Carmensita
13. The Other Woman
14. Freely
15. I Remember
16. My Dearest Friend


Abraço!

Sugestão de Playlist:

1. Devendra Banhart - Seahorse
2. ACDC - Rock n' Roll ain't noise pollution
3. Ney Matogrosso - Corrente
4. QOTSA - The Blood is Love
5. Black Crowes - Remedy

Nenhum comentário: