segunda-feira, 3 de março de 2008

Comentário sobre a postagem abaixo

Este Post é apenas um introdução do que vem logo abaixo.

A proposta desse blog sempre foi difundir a boa música, separar as pérolas do lixo, e outras coisas que estão escritas ai no Header. Com o passar do tempo, essa idéia foi amadurecendo, até porquê o conceito de boa música é extremamente discutível, pois trata-se de opinião pessoal. Hoje, além de disseminar as pérolas perdidas, buscamos trazer à tona coisas novas também, e acima de tudo, atiçar o interesse das pessoas em conhecer coisas novas, ler e escrever. Dessa maneira, alguns de nossos amigos escreveram textos e nós os publicamos, porquê a idéia é essa mesmo.

Sobre o próximo texto o que eu tenho a dizer é que ele é muito construtivo. Não porque trata de uma banda fabulosa (na minha opinião, uma banda mediana), mas porquê ele nos faz refletir sobre uma coisa muito comum entre as pessoas que gostam de música: o preconceito.
Sim, existe um preconceito dentro da música, e isso existe pela forma como entramos em contato com ela. Os veículos (Televisão, Rádio, etc) trazem apenas uma faceta, um hit de cada banda por vez, e nós formamos a nossa opinião ouvindo apenas a parte, não o todo. Além disso, o visual muitas vezes sobrepõe o trabalho das bandas, e dai surgem rótulos como "Emo" e "Indie" que não necessáriamente se referem ao gênero musical.

As bandas fazem a parte delas e sobrevivem da venda da sua música. Por ser hoje um produto, esta música é lançada aos veículos como um Teaser, um aperitivo. E para que as pessoas se interessem e comprem, é necessário que o aperitivo seja do gosto da maioria (leia-se, Pop). O fato é que muitas vezes o Pop não é ruim, mas o rótulo atrapalha a audição entre os mais aprofundados no universo musical. O que sobra de todo esse processo é o preconceito.
Enfim, soma-se à filosofia do Blog a idéia de quebrar alguns desses preconceitos que todos nós temos (eu inclusive) e tentar diminuir essa segregação que existe em um dos mais belos universos artísticos. Quanto ao post abaixo, fica a opinião do Pedro Martins (o Pepê), e a minha nos respectivos comentários.

Boa leitura!

2 comentários:

DiegoFerrite disse...

Perulito, olha minha última postagem...

DiegoFerrite disse...

E as músicas são animais...então, pelo que entendi vazou semana passada o material na net. Estavam em uns rolos de fita guardados sem ninguem saber da existência. Le a matéria que coloquei no link lá que é boa e explica direito.