quinta-feira, 6 de março de 2008

You Gotta Be Rational

História curta para um fenômeno que está se disseminando pela internet. Legal ver como as coisas andam rápido.

Tim Maia Racional já caiu nas graças do povo. Qualquer cara um pouco informado já ouviu falar na fase "obscura" do nosso síndico, e deve saber como é musicalmente rico esse período (1975 -1977). Durante um bom tempo, essas pérolas ficaram escondidas por trás de vinis raríssimos, que custavam pra mais de 300 reais, e ninguém achava em lugar nenhum. Eles teriam sido lançados pelo então novo selo de Tim Maia, o Seroma. Algum tempo depois, quando as faixas já estavam espalhadas pela web e na boca da juventude universitária, a Trama viu a oportunidade e lançou oficialmente o primeiro volume desse material. Ao que me consta, o segundo ainda não possui versão oficial.

Até aqui todo mundo sabe. Mas a novidade é que há algum tempo surgiram especulações de que haviam faixas perdidas dessa fase racional, ainda não lançadas. Sinceramente não me lembro onde vi essa história, mas há 2 dias, logo nos comentários da postagem abaixo, meu amigo Ferrite me disse pra dar uma olhada no que era a última postagem dele. Ali encontrei o link pra baixar o que seria o Tim Maia Racional Volume 3, além da história completa. Pra facilitar, vou resumir.

Universo em Desencanto é uma espécie de seita criada por Manuel Jacinto Coelho, conhecido entre os adeptos como o Grão Mestre Varonil. Não vou entrar no mérito da filosofia da seita, melhor que você veja aqui. Anyway, o Tim se tornou adepto e passou a divulgar a Cultura Racional através da sua música, o que gerou os 2 discos.

Como explica o Bruno do Eu Ovo, havia um hiato na numeração dos discos "Cultura Racional" da Seroma. O Volume 1 era de fato o primeiro, mas o Volume 2 na verdade era catalogado como o terceiro. Acontece que entre os dois discos, o Tim lançou um compacto com marchinhas, intitulado Compacto Racional, transbordando conteúdo racional. Para quem conhece os discos, é possível encontrar algumas semelhanças (inclusive na faixa O Grão mestre Varonil). Até agora, esse compacto era novidade para mim, mas esse ainda não é de fato o Volume 3 de Tim Maia Racional.

Diz a boca pequena, que o Tim gravou o Racional 3 com uma outra banda. Mas depois de ter descoberto que a Seita a que pertencia tinha interesses duvidosos, resolveu romper, e o material ficou esquecido. Ai a história fica mais interessante, como conta o produtor musical, Eduardo Marote.

Em meados de 2000, o produtor trabalhava com o engenheiro de som William Junior, que já tinha inclusive trabalhado com o próprio Tim. William não tinha conhecimento dos discos da fase Racional, mas quando o produtor lhe mostrou o material, ele teve um estalo. Seu pai tinha um estúdio na década de 70 no Rio, e aparentemente, sobraram por lá umas fitas que tinham sonoridade semelhante ao que ele tinha acabado de ouvir nos LPs de Eduardo.

Mais do que rápido, eles pegaram as fitas, deram um rápido tratamento, e Marote se encarregou de mixar o material ali contido. Passou as 5 faixas que haviam para alguns colegas, e depois deixou o material guardado. Isso há 8 anos. Alguns dias atrás, ele descobriu pelo Trabalho Sujo, que as gravações tinham caído na internet, mas não achou ruim. Agora, ele quer mais que a coisa seja divulgada, já que nenhuma gravadora demonstrou interesse no material até agora. E isso tudo tem cerca de 2 semanas, pelo que entendi.

É interessante notar como a coisa se espalha rápidamente. Dos amigos de Dudu, a coisa foi parar no Esquerda Festiva, que por sua vez deu a dica ao blog Trabalho Sujo, que serviu pra Dudu se ligar do que tava acontecendo. A partir daí vários Blogs, como o Eu Ovo divulgaram a parada, e ai o Gabriel Reis, que provavelmente pegou o som de algum desses blogs, deu a letra pro Ferrite, que deu a letra pra mim. Agora eu estou dando a letra pra vocês, que poderão dar a letra pra mais gente. Louco né? Isso em pouco mais de 2 semanas.

Enfim, seguem abaixo os Downloads, que é o que importa. Tem o famigerado Volume 3, o Compacto Racional, e de lambuja um outro compacto lançado pela Odeon em 1977, com faixas consideradas bônus dos LPs Cultura Racional 1 e 2. Curioso é notar que a música Ela Partiu, desse compacto, serviu de base pro Racionais MC's lançar um dos seus primeiros sons, O Homem na Estrada.

Fico por aqui, mas lanço de antemão que o material aqui é de ótima qualidade. Muito Groove, pegadas brilhantes e o Tim arrebentando no Vocal. Vale a pena.
Sem mais, ai vai.

Aproveitem!

Abraço,

Sugestão de Playlist

1. Tim Maia (Racional) - You Gotta be Rational
2. Good Riddance - Fertile Fields
3. Canned Heat - Same all over
4. Frank Zappa - Camarillo Brillo
5. Tom Jobim & Elis Regina - Só tinha de ser com você

3 comentários:

Spock disse...

mato a pau peruzão... to baixando os 3 já !

Ito disse...

Grande mestre, o síndico dos síndicos!

Anônimo disse...

peruzaoo vc nao sabe cara....

eu baixei o compacto antes de ontem mano...hhahahahaha...acretide se quiser, eu vi pelo orkut, e logo fiz o download, mas nao achei tao fudido...sao realmente marchinhas!!

abrassss e furo garoto!!!
hahahahahaha