quarta-feira, 9 de abril de 2008

They're an American Band

Apesar de poucas palavras, este post tem muito a acrescentar.


Quando se fala em Classic Rock, frequentemente bandas como Pink Floyd, Beatles, Doors, Rolling Stones, Led Zeppelin, Yes, Deep Purple, Cream, entre muitas outras, são citadas. A despeito das grandes diferenças entre esses sons, a classificação é válida. Entretanto, muitas vezes uma banda fica esquecida entre esses dinossauros. Trata-se do Grand Funk Railroad.

Oriundo de Flint, Michigan, EUA, esse power-trio iniciou suas atividades por volta de 1969, sob o nome de Terry Knight & The Pack (ainda não eram um power-trio nessa época). Naquele ano, o indivíduo responsável pelo prefixo do The Pack, tornou-se empresário e faz-tudo do então recém nascido Grand Funk Railroad. Numa época de grandes festivais de música, o astuto manager arrumou uma ponta para a banda no 1969 Atlanta Pop Festival, que contava com atrações do porte de Janis Joplin, Johnny Winter, Johnny Rivers, Canned Heat, Creedence Clearwater Revival, Led Zeppelin e até Dave Brubeck. Em um show para cerca de 100 mil pessoas (há controvérsias quanto ao número exato, variando para mais e para menos), a banda ganhou notoriedade e assinou um contrato.

Naquele mesmo ano (1969 foi bem movimentado), saia o Debut-album do Grand Funk: On Time. Disco coeso, com um pé no blues e outro no Rock, a banda se tornou bastante popular, apesar dos duros golpes que recebia por parte da crítica especializada, justamente por conta da sua postura "populista". Mesmo assim, devo dizer que é um disco bem bacana, apesar de cru. Mark Farner dá conta dos vocais e guitarras, com auxílio de Don Brewer também na bateria e vocais, e Mel Shacher no baixo. Destaque para o maior hit do disco, Heartbreaker, e alguns outros trunfos, como Are you Ready? e High on a Horse.

- Nota 9 do Autor.

Daqui em diante, larguemos a biografia. Pretendo comentar sobre mais dois discos que conheço.

Cronológicamente, o próximo é o Closer to Home (devo lembrar que há o Grand Funk entre eles). Disco bacana também, mais maduro, e traz a primeira música que ouvi deles: I'm Your Captain (Closer to Home). Destaque também para a faixa de abertura Sin's a Good Man's Brother, com vocais potentes e riffs de guitarra poderosos, que aliás, permeiam todo o disco.

- Nota 8,5 do autor.

Em 1973, a banda lança o disco que contém o seu maior hit. We're an American band é o nome do álbum e da faixa. Apesar do ufanismo babaca, é um som bem estimulante, principalmente por conta do irresistível cowbell (sempre funciona!). O restante do disco também vale a pena, ainda mais pelo vocal mais rasgado de Don Brewer em algumas das faixas.

- Nota 9 do autor.

Enfim, o Grand Funk Railroad é uma banda bacana que não merece ser esquecida. Não conheço a totalidade da obra, mas tenho boas referências. Devo admitir que não é a mais original das bandas de Classic Rock e que, sim, há um ranço de Wannabe em relação ao Cream. Mesmo assim vale a pena aguçar os ouvidos para esta banda, ao contrário do que fez a crítica americana no tempo em que a banda existiu (*1969 + 1983). Para tanto, ofereço-lhe, paciente leitor, os downloads dos três discos aqui citados.




Sem mais, recolho-me.

Abraço!

Sugestão de Playlist:

1. Grand Funk Railroad - High on a Horse
2. Grand Funk Railroad - Sin's a good man's Brother
3. Grand Funk Railroad - We're an american band (dá-lhe Cowbell)
4. Fu Manchu - Urethane (dê-me mais Cowbell)
5. Queens of the Stone Age - Little Sister (esbanjando Cowbell)

Um comentário:

Spock disse...

cowbell fuckin' rocks !!!
belo post turcão