quinta-feira, 24 de abril de 2008

T's, t-t-t's, t-t-t's... Jazz!

Mais um pequeno post que tem muito a acrescentar...

Quando eu penso em uma festa no começo dos anos 70, lotada, regada a muito sexo, drogas e rock'n roll (jazz no caso), com os convidados alucinados e uma pista fervilhando, eu só consigo pensar em uma trilha sonora: Miles Davis, Bitches Brew. Pra quem nunca ouviu falar, essa obra fantástica do mais popular jazzista da história, veio em 1970 e não chegou dando bica na porta, mas jogou uma granada e foi entrando logo atrás pra conferir o estrago.

Um dia após o término do Woodstock, Miles Davis e a sua então nova banda entraram nos estúdios da Columbia Records pra gravar um novo conceito, misturar o rock ao jazz. O disco foi produzido de um modo muito peculiar, o que deu a certeza de que realmente algo novo surgiria, pois o trabalho de aproximadamente 94 minutos foi gravado em apenas três dias e os músicos tinham poucas instruções do que iriam fazer na música. O máximo que recebiam era a informação do compasso, alguns acordes, uma dica sobre a melodia e alguma sugestão sobre o clima e o rumo que a música teria que tomar, ou seja, foi bem na base do improviso mesmo. Se você prestar bastante atenção na música homônima ao disco, dá pra ouvir as instruções de Miles sobre o que fazer ou quem iria solar naquele momento.

A pós-produção do álbum também contribuiu para a qualidade sonora do trabalho, porém uma frase me chamou a atenção: “O produtor Teo Macero talvez foi para Miles Davis o que George Martin foi para os Beatles, pois grande parte do sucesso desse disco se deve às suas artimanhas de edição.” Não concordo. Miles foi soberano nesse disco.

Enfim, curtam o som porque é foda. Já aviso de antemão que é um pouco difícil de escutar no começo, mas depois a coisa flui naturalmente.

Tracklist

Disco 1
Pharaoh’s Dance
Bitches Brew

Disco 2
Spanish Key
John Mclaughlin’
Miles Runs The Voodoo Down
Sanctuary

*A versão em cd ainda traz a música “Feio” como bônus.

Nota: As faixas estão misturadas nos 2 arquivos por motivos de facilidade de upload no 4shared.

Sugestão de Playlist

1 – A Night in Tunisia – Art Blakey and the Jazz Messengers
2 – Alligator Bogaloo – Lou Donaldson
3 – Caravan – Duke Ellington
4 – Spanish Key – Miles Davis
5 – Haitian Fight Song – Charles Mingus

2 comentários:

Danilo L. disse...

Esse Miles Davis tava mofando na HD. [i] Good thing you wrote about it.[/i]
Título de fato discutível, mas deu pra sacar a onomatopéia.

Abraço Garoto!

Anônimo disse...

Hey, vc ou o perulitinho podiam criar um post sobre o bisao zureta, na verdade nao precisa um post, so deixa na hd o single, pq eu tava afim de ouvir, mas nao lembro a senha pra logar no trama virtual!

Abrasss (mas um post ia ser bacana, uma vez q so a gente anda acessando o blog)

Joao Marcos