quarta-feira, 23 de abril de 2008

Funksambalanço

Inicialmente seria um post sobre Desert Sessions, mas uma passada por Bourbon Street mudou meus planos.

São Paulo pode ter trânsito, pode ter violência e pode ser poluída. Mas é também uma das maiores capitais culturais do mundo. Aliás, a antropofagia de que eu falei alguns posts atrás é mais do que concretizada aqui na terra da garoa. Porque se temos um Latin Jazz ou uma Bossa lá na Zona Oeste, caindo pra Zona Sul teremos Soul, Funk e Blues, assim como nas outras regiões temos outras variedades.

O Bourbon Street é figurinha marcada no calendário cultural Paulista. Já foi palco de shows de Ray Charles, B.B King, e semanalmente traz novas pérolas à tona. Não é a tôa que o Music Club é tão cultuado. Não só pelo som, mas pelo ambiente em si. Chopeiras em forma de Sax, o balcão coberto por teclas de piano e o altar que abriga umas das Lucilles do grande Riley B. King dão o clima ao Bar, pontuado por mesas no meio de uma réplica da Bourbon Street de New Orleans.
Ontem estive lá pela primeira vez, e pude ouvir uma Jam entre dois grandes músicos que não conhecia: Zé Ricardo e Victor Brooks. O primeiro, carioca, faz um som funkeado, tem influências diversas e é relativamente conhecido no meio musical (mas eu não conhecia). Já Victor Brooks veio de L.A para cá para fazer essa Jam pelo 5º ano consecutivo no Bourbon, e trouxe na bagagem seu tempero Soul. Conheceram-se em 1998 nos EUA, e de lá pra cá gravaram e compuseram juntos diversas vezes.
No repertório, a influência pesada de Marvin Gaye combinada ao Sambalanço e a temas brasileiros (de Tim Maia a Dominguinhos). Na mistura entra também um Funkeado forte que caracteriza a banda e o próprio Zé Ricardo. Já Victor Brooks se encarrega de deixar o público estupefato com sua potência de voz e sua brasilidade com sotaque. Já na cozinha, fazendo o suporte, nada além de teclados, bateria, baixo e guitarra. Acredite ou não, por ficar em segundo plano, a guitarra chama muita atenção, assim como o suíngue inigualável do baixista. Gostaria muito de fazer as honras aos músicos, mas sinceramente não me lembro dos seus nomes e não acho por nada na Internet (sim, Google falhou).
Enfim, apesar dos pesares, São Paulo é foda por isso. A diversidade cultural sem precedentes é talvez o que mais prende as pessoas à metrópole. Prova disso é a Virada Cultural que vem ai (26/27 de Abril). E Victor Brooks e Zé Ricardo marcarão presença. Mas pra quem não puder ir, a Jam dos dois mestres fica em cartaz no Bourbon Street Music Club de 22/04 a 03/05. Vale a pena conferir e pedir o Chopp gigante do Bar.

Fico por aqui, e prometo trazer Desert Sessions em breve. Os downloads já estão lá na HD virtual e você pode baixar pra depois vir aqui concordar ou não com a minha opinião.

Fica a dica, amigos.

Abraço!


Sugestão de Playlist:

1. Marvin Gaye - Let's Get it on
2. Pearl Jam - Corduroy
3. Desert Sessions - The Gosso King of Crater Lake
4. The Beatles - Flying
5. Mutantes - Tudo foi Feito pelo Sol

Nenhum comentário: