segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Viagens Psicodélicas

Já há algum tempo eu queria falar um pouco sobre dois álbuns que marcaram a história do rock, em especial do rock progressivo. São daqueles pra se ouvir por completo, sem pular faixas, ou mexer na agulha. Quanto ao que eu vinha ouvindo e falando antes, fica pra daqui a pouco, já que me bateu inspiração suficiente pra escrever durante o fim de semana esse breve texto. Segue abaixo:

Em 1964, os Mutantes davam os seus primeiros sinais de vida, ainda sob o nome de “Wooden Faces”, e sem a participação de Sérgio Dias. Muitas formações, desentendimentos e discussões depois, a banda surge oficialmente em 1966, composta por pelos irmãos Arnaldo Baptista e Sérgio Dias, acompanhados pela voz de Rita Lee. Começam a fazer algumas apresentações, gravam demos, participam com Gilberto Gil do terceiro festival Record e finalmente, em 1968, lançam o seu primeiro LP, homônimo, recheado de pérolas como Panis Et Circenses, Bat Macumba, Le Premier Bonheur du jour, entre outras. O disco serviria, posteriormente, como forte base para o lançamento do lendário Technicolor. Mas essa é outra história.

Ainda em 1968, na cidade de Londres, surgiam os primeiros indícios do Yes, quando Chris Squire convidava Jon Anderson para montar uma banda num velho Pub. Papo vai, papo vem, e os rapazes estariam abrindo um show para o Cream em 26 de Novembro daquele mesmo ano, no Royal Albert Hall. Quase um ano depois, o Yes lançava o seu primeiro Álbum, também Homônimo, pela Atlantic Records.

Ambas as bandas permaneciam seguindo caminho paralelos, apesar da distância. E eis que, em 1972, o Yes lança o clássico Fragile. Dois anos depois, os Mutantes, já sem Rita Lee e Arnaldo Baptista, lançavam o seu próprio Fragile, intitulado, Tudo Foi Feito Pelo Sol. Provavelmente aqui você deve se perguntar: “Tá, e daí?”. E daí que os dois discos se tornaram marcos do rock progressivo, transbordando genialidade, agilidade, perspicácia e lisergia.

Talvez pela diferença de tempo, o álbum inglês tenha influenciado o brasileiro. Contudo, os Mutantes não descartaram o tempero Tropicalista que escondiam na manga, e fizeram um álbum de tirar o chapéu, mantendo-se firmes no páreo.

O Fragile é composto por 9 músicas, sendo 6 delas criações pessoais de cada um dos integrantes, e as outras 3, criações em grupo. O Álbum já começa com uma pedrada, que é Roundabout, com 8 minutos e meio. O baixo marcante, a bateria sincopada e os efeitos psicodélicos que o então estreante Rick Wakeman produz nos teclados, criam a atmosfera de todo o disco. Destaque ainda para South Side of the Sky, The Fish (Schindleria Praematurus), Mood for a Day e Heart of The Sunrise, finalizando o disco com maestria, e deixando o riff pegajoso de guitarra grudado na cabeça.

O Tudo foi feito pelo sol, por sua vez, consiste basicamente em criações de Sérgio Dias, ora acompanhado, ora sozinho. Logo de cara, a pedrada já bate na cabeça. Mas desta vez ela vem na forma de uma Chuva de espinhos. Deixe entrar um pouco d’água no quintal é, sem dúvida, a melhor música do disco e já prepara o ouvinte para uma bela experiência sonora, além de mostrar as habilidades com as 6 cordas de Sérgio Dias. O disco segue com Pitágoras, e claramente se vê a influência progressiva. Não fosse pela voz e pelas letras, poderíamos trocar algumas músicas entre os discos sem que houvesse estranhamento. Destaque para Rock n’ Roll bem-humorado de Eu só penso em te ajudar e para o desfecho suave, que leva o nome do LP (Tudo foi feito pelo Sol).
Para quem gosta de Rock n’ Roll, viagens psicodélicas, músicas longas (característica clássica do progressivo) e um tempero de tropicália, os dois discos são um banquete. Vale a pena ouvir os discos intercalados, pra sacar as influências. E se possível, na vitrola e com tempo de sobra.

Pra baixar clique nos links:

- Download - Yes - Fragile

Abraço!

Sugestão de Playlist:
1. Yes - Heart of The Sunrise
2. Os Mutantes - Tudo foi feito pelo Sol
3. Pink Floyd - Sheep
4. Novos Baianos - Tinindo
5. Fu Manchu - Mongoose

2 comentários:

Spock disse...

Isso ai Perulito... dois discos mto bons pra serem devorados !!

Vitor disse...

Fala meu caro. Ótima postagem, ótimos álbuns. Tomei o link de download do "Fragile" e postei la no meu blog, com a devida referência a ti. O post será publicado hoje, por volta da meia noite. Ainda estou pesquisando. Abraços.